segunda-feira, setembro 22

Jornadas Europeias do Património em Alcobaça





Imagens: Wikipédia

Quem quiser ir ouvir falar da mais bela história que Camões cantou, a de Pedro e Inês de Castro, visitando os seus túmulos, essas obras-primas da escultura gótica, que, em cada um dos lados do transepto, nos fazem lembrar como, por vezes, nem a morte o amor pode vencer, e ainda assim aproveitar para ver todo o conjunto de Cister, tão antigo e austero como a fundação da nacionalidade, vá até Alcobaça, sevindo-se das «Jornadas Europeias do Património» como pretexto.

PROGRAMA:

10h30 às 12h30 e 14h00 às 16h00

"PIG" - espectáculo de rua a decorrer no exterior do Mosteiro, onde estará deitado um insuflável em forma de uma gigantesca porca com 9 metros de comprimento.
No interior deste, terá lugar um espectáculo invulgar que se destina a estimular a imaginação de todos os públicos.

10h30 e 14h30
Visita ao Mosteiro, Sacristia Nova, Capela Relicário e Capela do Desterro, orientada pelas Técnicas dos Serviço Educativo.
Entrada livre. Inscrições prévias e limitadas.

11h30 e 15h30
Visita Orientada aos Túmulos de D. Pedro e D. Inês, pela Dra. Maria Augusta Trindade e pela Dra. Cecília Gil.
Entrada livre. Inscrições prévias e limitadas.

21h00

Visita ao Monumento orientada pelas Técnicas do Serviço Educativo. Esta, será em horário nocturno possibilitando uma perspectiva diferente dos espaços.
Entrada livre. Inscrições prévias e limitadas.

22h00
Espectáculo pelo grupo "Danças com História". Serão apresentadas danças renascentistas com traje e ambiente de época. O "Arauto" fará a integração histórica
com especial destaque para o Manuelino no Mosteiro de Alcobaça.
Preço 2 €.

- Sexta-feira
10h30 e 14h30
Claustro da Portaria. Visita sumária ao Mosteiro de Alcobaça orientada
pelas Técnicas do Serviço Educativo, seguida da oficina pedagógica "Pedro e Inês". Neste atelier lúdico-didáctico as crianças farão o enquadramento do tema na história de Portugal e do Mosteiro de Alcobaça, criando, com a ajuda das orientadoras, pequenas imagens tridimensionais, representando Pedro e Inês.
Entrada livre. Inscrições prévias e limitadas.

16h30
Sala do Capítulo do Mosteiro.
Conferência proferida pela Dra. Cecília Gil, intitulada
"Intervenções de Conservação e Restauro 2005-2007 - Mecenato, um caminho para a autosustentabilidade".
Entrada livre. Inscrições prévias e limitadas.
- Domingo
15h30
Inauguração da Exposição Fotográfica alusiva à Semana da Criança 2008 - "Pedro e Inês - Uma História de Encantar", na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça.
Entrada livre.

16h30
A S. A. Marionetas apresenta o espectáculo "Theatrum Puparum - Inês de Castro" na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça.
Entrada livre.

21h00
Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça.
"Encontro de Música Ibérica". O contratenor Luís Peças será acompanhado pelo "Concertus Duo" (guitarras) e por um grupo de bailarinas de
Flamenco.
Preço 5 €.

WWW.IGESPAR.PT

Nenhum comentário: