terça-feira, dezembro 9

A Central Eléctrica do Desterro, Seia




















1909-2009 Cem anos da Central da Senhora do Desterro


Por considerar do maior interesse, divulgo o projecto de reabilitação da Central da Senhora do Desterro, parafraseando os responsáveis da "Mãe d'Água" Renato Neves; Rui Rufino; Carlos Pacheco; Pedro Canto e Castro; Ricardo Silva; Sergio Chozas e Susana Reis:

«exemplo de um património industrial valioso inserido num cenário natural notável. No ano do centenário desta velha fábrica de luz, dar-lhe-emos outros usos contando a história do sítio e a sua relação com a água e os habitats aquáticos da serra da Estrela».


Finalmente assistimos a bons exemplos de reabilitação do Património Industrial, neste caso, da primeira Central Eléctrica de Portugal, relevando-se os casos da sua inserção em ambientes naturais, a exemplo deste, situado-se a 5 km de Seia, junto da aldeia da Senhora do Desterro, onde passa o rio Alva. Junto ao rio localiza-se uma praia fluvial e uma pequena barragem.

2 comentários:

Conversa Inútil de Roderick disse...

Por acaso não conheço. Mas acho que sim. Deve haver cada vez mais reabilitações e não meras tentativas.

jorge esteves disse...

Esperemos, aplaudindo, a conclusão do projecto. Que, pela memória que retenho do lugar, certamente será algo de emblemático e, sobretudo, exemplar para todo o território.

abraços!