sexta-feira, maio 29

Combo João Fazenda, de João Paulo Cotrim





O quinto volume da colecção Prémio Stuart, uma edição El Corte Inglés/Assírio & Alvim, será apresentado por Nuno Artur Silva, no Corte Inglês.
A não perder.
João Paulo Cotrim nasceu em Lisboa, em 1965. É membro da equipa do projecto "Gulbenkian/Casa da Leitura e assessor do Centro Cultural de Belém. Dirige com André Carrilho o projecto Spam Cartoon.
Guionista para filmes de animação («Algo importante», com João Fazenda; «Um degrau pode ser um mundo», com Daniel Lima; «Diário de Uma Inspectora do Livro dos Recordes», com Tiago Albuquerque) e autor de, entre outros, «André Carrilho – O Rosto do Alpinista», Assírio & Alvim, 2007 (ensaio); «Salazar – Agora, na Hora da Sua Morte», com Miguel Rocha, Parceria A. M. Pereira, 2006 (bd); «Stuart – A Rua e o Riso», Assírio & Alvim, 2006 (ensaio); «Tango», com ilustrações de Murai Toyonobu e fotografias de Rafael Navarro, Afrontamento, 2005 (ficção); «Fotobiografia de Rafael Bordalo Pinheiro», Assírio & Alvim, 2005 (ensaio); «Travessa do Calado», Novo Imbondeiro, 2003 (ficção); «Nós Somos os Mouros», com vários autores, Assírio e Alvim, 2003 (bd); «À Esquina», com Pedro Burgos, Campo das Letras, 2003 (bd).
Escreveu, ainda para a infância, entre outros, «A História Secreta de Pedro e o Lobo», com João Fazenda, Assírio & Alvim, 2007; «A Árvore que dava olhos», com Maria Keil, Calendário, 2007; «Canção da Onda, da Rocha e da Nuvem», com Tiago Manuel, Afrontamento, 2005; «Viagem no Branco», com Miguel Rocha, Afrontamento, 2004; «O Homem Bestial», com Maria João Worm, Afrontamento, 2004; «História de um Segredo», com André Letria, Afrontamento, 2003.
Dirigiu desde a sua abertura, em 1996 até 2002, a *
Bedeteca de Lisboa. Comissariou inúmeras exposições. Foi director do Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada.
Dirigiu a Lua Cheia, foi redactor na Cosmopolitan e no programa Escrita em Dia, na SIC
, assinou crónicas na TSF , colaborou em inúmeras publicações, nacionais e estrangeiras. Foi coordenador editorial da Ler e editor de ficção e ensaio da Ícon. Colaborou com o programa Sociedade das Belas Artes, da SIC Notícias. Foi cronista no jornal Expresso.
Citado a partir de Wikipédia.
E, aqui para nós, uma particularidade tanto gosta do Alentejo ...

Nenhum comentário: