domingo, março 8

As esperanças de Maio de 1968




O que mudou, desde então, o Mundo para as mulheres?
Tanto e tão pouco ainda ...


2 comentários:

Anônimo disse...

O mundo pouco mudou para as mulheres,pois foram as mulheres que fizeram mudar muitas coisas neste mundo !O direito de voto que lhes confereria o estatuto de verdadeira cidadã, por exemplo.
Mas o maior passo para frente que a mulher deu, foi sem dúvida a conquista da liberdadde de dispôr do seu corpo e de ter ou não ter filhos, quando lhe apetecer. Nesse âmbito gostava saudar uma ex Ministra francesa, personagem de relêvo no palco politico internacional, pois fora também presidente do Parlamento europeu, a prezada Dra Simone Weil autor da lei a favor do aborto em França.
Gostava saudar tambem neste dia da Mulher a coragem e tenacidade da sufragista Kate Pankhurst que permitira as suas conterrâneas Inglesas aceder ao voto, sendo assim as primeiras beneficiarias deste direito na Europa.
Não queria deixar de recordar a célebre Constance Markiewicz, apelida " A condeza rebelde" verdadeira "passionària" da causa irlandesa que sacrificara tudo para a libertação do jugo britânico,e a criação da República irlandesa,de arma na mão.

Neste dia das mulheres convém salientar que apenas de mãos dadas com o dito "sexo forte" conseguiremos mudar os hábitos e as mentalidades;.Então "A mulher não è o futuro do homem" como dizia o poeta?

A Lusitânia disse...

Pascale, uma das mulheres da minha vida. Obrigada pelo teu contributo. Como é bom poder ouvir-te dizer "bon jour matin" desta forma. Sempre igual a ti.