domingo, março 22

Et Pascal m'a dit ce matin : c'est le jour de Noruz


"Neste dia da poesia convém lembrar outra celebração de relevo: Noruz.
Noruz é o ano novo dos Iranianos, a festa mais importante para este povo Indo Europeu a cuja civilização devemos tanto ! A palavra "Noruz" vem do Avestico "nava" que significa "Novo" e " Razanh" que significa "dia e luz".
O Avestico é uma lingua Indo- Iraniana arcaica que, por ventura, era também a língua utilizada no antigo livro sagrado dos Zoroastrianos Iranianos.
No actual idioma Iraniano a significação da palavra mantém-se, "No = novo" e "Ruz= dia". Esta comemoração de Noruz é intimamente enraizada (há pelo menos 3000 anos)por tanto, nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo da antiga Pérsia pre-muçulmana, como se pode constar, aliás, no frontispício do palácio de Persepolis que arvora um touro, simbolizando a terra, a combater: a natureza em perpétuo movimento, ou seja a passagem das estações do ano. Iniciada no 1º Favardin, ou seja no 21 de Março do nosso calendário, as celebrações perduram 13 dias ao cabo dos quais, as famílias organizam um imenso piquenique com parentes e amigos.
Conforme as comunidades, Noruz pode ser comemorado entre o dia 20 e o dia 22 de Março. Seja como fôr é a celebração do renascimento, cada qual renova a guarda roupa, as casas são limpas de cima para baixo, e em homenagem a Mãe Natureza, cada familia deve plantar umas sementes de lentilhas ou de trigo com antecedência e deixá-las a germinar até o 1º Favardin.
Neste dia festivo costumam servir 7 frutas frescas e 3 secas, entre outros pratos muito refinados. A dona da casa não se esquecerà de pôr um ramo de tulipas frescas numa bela jarra e um pote de jacinto na mesa.
Outros povos celebram o ano novo primaveril : os Curdeos tanto do Curdistão Iraquiano como da Turquia, os Afegãs.
Vários povos da Ásia central também, no Tadjiquistão nomeadamente.
Resta- me desejar umas boas festas e um Feliz Noruz a todos que pertencem àquelas comunidades!"

Texto de Pascale

Nenhum comentário: