terça-feira, março 24

Ângelo de Sousa em Tomar



Exposição de Ângelo de Sousa
Em branco

Ângelo de Sousa, nasceu em 1938, em Lourenço Marques. Em 1955, a sua família
regressou a Portugal, instalando-se na cidade do Porto, lugar onde realizou a sua
formação académica e onde, desde então, vive e trabalha. Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1962, foi bolseiro da Fundação Calouste
Gulbenkian e do British Council entre os anos de 1967/68, para prosseguir os seus
estudos na Slade School of Fine Arts, em Londres.
Até ao ano de 1972, Ângelo de Sousa expôs regularmente com Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues - Os Quatro Vintes, grupo que assim se autodenominava
ironicamente, já que o vinte correspondia à classificação obtida por todos na licenciatura. Paralelamente ao seu trabalho artístico, exerceu a docência em diversas disciplinas e em diferentes níveis, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, actualmente Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, entre os anos de 1962 e 2000, tendo-se jubilado como professor catedrático.
O seu trabalho caracteriza-se por um gosto de desenhar. O desenho assume-se como o elemento essencial e aglutinador de todo o seu trabalho artístico.
Nesta exposição vão estar presentes dois conjuntos de desenhos: um, realizado nos anos 60 e um segundo grupo, realizado já neste século. Farão ainda parte da exposição, um conjunto de esculturas de pequena dimensão dos anos 60 e uma escultura de maior dimensão, realizada já neste século.


Texto citado a partir do Instituto Politécnico de Tomar

Nenhum comentário: