quinta-feira, fevereiro 12

Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve

http://mirobrigaeoalentejo.blogspot.com/




Vá conhecer o "lá fora cá dentro".
Belo o slogan que já povoou a publicidade do turismo nacional.

E, porque tantas vezes desconhecemos o que é nosso, valorizando mais o que lá por fora se faz, darei conta no meu Miróbriga e o Alentejo do Programa «Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve».

Fá-lo-ei também porque, outras tantas vezes mais, ouvimos denegrir investimentos, trabalho feito e projectos, sem lhe conhecer bem os conceitos que presidiram à sua criação.

Momentos já se viveram em que se acreditou que o investimento na criação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento da actividade arqueológica seriam bem vindos, pois, a partir delas, se poderiam criar condições para a criação de verdadeiros pólos, geradores de redes, que colaborassem no desenvovimento da investigação, da divulgação, da produção cultural e ... porque não? de um desenvolvimento integrado.

Ilusões? Não sei.

Sei que com todas as dificuldades de o pôr de pé o programa foi uma aposta ganha e que há que o encorpar com novos programas culturais, redefinir a utilização de infra-estruturas que dentro dos mesmos Organismos se encontram dispersas, e, fundamentalmente, abrir ao relacionamento com outras instituições também vocacionadas para as actividades culturais.

E assim deixararei o testemunho em

http://mirobrigaeoalentejo.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou visitar-te nesse teu outro lugar. Ainda não fui.