terça-feira, fevereiro 24

As Mulheres que celebram as Tesmofórias, Aristófanes


Imagem: Hera, Wikipédia

Coro

«Vamos, é a hora da alegria, como é prazer aqui entre as mulheres, quando celebramos as santas orgias, em honra das duas deusas, nos dias sagrados. Também Páuson as venera e faz jejum, e muitas vezes suplica às duas deusas, juntamente connosco, que ano após ano se possa dedicar a estes ritos.
Vamos, avancem com pé ligeiro, façam roda, dêem as mãos, marquem todas o ritmo da dança sagrada. Avancem com passo leve. É preciso que o coro, formada a roda, tudo esquadrinhe com os olhos.
Ao mesmo tempo cantem e celebrem todas, com a vossa voz, a raça dos deuses olímpicos, na vertigem da dança. E se alguém está à espera que eu, como mulher, vá dizer mal dos homens neste recinto, engana-se. Mas é preciso, é um dever, desde já, antes de mais, formar um passo gracioso de dança de roda. Avancem entoando os vossos cantos em honra do deus de bela lira, e de Ártemis, portadora do arco, a deusa casta. Salve, ó deus que atria ao longe, concede-nos a vitória. E Hera, protectora das núpcias, havemos de celebrá-la como é devido (...)».

Nenhum comentário: