My favorite things

Loading...

quinta-feira, fevereiro 19

O Mosteiro de São Vicente de Fora


O Mosteiro de São Vicente de Fora
ALVES, JOSÉ DA FELICIDADE
2009
Livros Horizonte
107 pp.
PVP: 18.00 Euros
Fot. IGESPAR

O Mosteiro de São Vicente de Fora tem a idade de Lisboa. É uma testemunha histórica e mítica; começou por ser cemitério dos primeiros combatentes e ermida de Nossa Senhora da Enfermaria, mas foi-se refazendo e reincorporando as formas anteriores.
A presente obra oferece uma leitura dos espaços, das decorações e evocações, que dão testemunho desse percurso, o percurso de Lisboa, ao longo dos séculos. Ao aspecto fortemente simbólico, o autor, José da Felicidade Alves, associou uma ordenação cronológica simples e clara.
Deste modo, é condensada no livro toda a investigação relevante anterior, constituindo-se como guia obrigatório para todos os visitantes.
O livro inicia-se precisamente com a "Cronologia dos Principais Acontecimentos Relativos à Vida do Mosteiro de São Vicente de Fora", seguida de um anexo que contém a "Carta de Felipe II, de 26 de Janeiro de 1582", na qual este transfere a Igreja de São Sebastião, do Terreiro do Paço, para São Vicente de Fora.
A segunda parte da obra desenvolve uma cuidadosa descrição do Edifício da Igreja e do Mosteiro. Na terceira parte, são apresentadas e transcritas as inscrições tumulares no Mosteiro de São Vicente de Fora, seguida de bibliografia e 24 páginas de extra-texto, com plantas, planos e fotos do interior e do exterior da Igreja da São Vicente de Fora.
Sobre o autor: A produção literária de José da Felicidade Alves é ampla e variada. De entre as publicações de natureza teológica e pastoral avultam: Católicos e Política (1969), Pessoas Livres (1970), É Preciso Nascer de Novo (1970) e, sobretudo, Jesus de Nazaré (Livros Horizonte, 1994). Foi também em Livros Horizonte que publicou a extensa bibliografia premiada pela Academia Nacional de Belas Artes, que o fez académico em 1994. Redigiu uma série de estudos originais sobre o Mosteiro dos Jerónimos (três volumes publicados entre 1989 e 1994); coordenou e anotou a colecção «Francisco de Holanda» (seis obras entre 1984 e 1989) e a colecção «Cidade de Lisboa» (cinco obras, entre 1987 e 1990). O Mosteiro de São Vicente de Fora figura na lista dos trabalhos que José da Felicidade Alves deixou concluídos e que agora se publica.


Fonte: Livros Horizonte

Um comentário:

bettips disse...

Um acaso, ter feito há dias "nas minhas coisas à solta" um reportagem fotográfica sobre o Mosteiro de S. Vicente de Fora. Lugar e pormenores que me encantaram.
Bjinho

Lily Allen

Loading...

Que as ragas tragam ao dia o que a noite lhe roubou

Loading...
Loading...
Loading...

Bom Domingo

Loading...

oiça a Buika ... oiça bem

Loading...

e oiça também a Lila Downs

Loading...

i want you, but i don´t need you ...

Loading...