segunda-feira, janeiro 19

Obrigada Cris pela informação

ANA LÚCIA CURADO
MULHERES EM ATENAS As Mulheres Legítimas e as OutrasLisboa: Sá da Costa Editora, 2009
554 pp.
ISBN 978-972-562-368-8

OPINIÕES
Estão na moda, como todos sabem, os estudos sobre as mulheres. Universidades prestigiadas dedicam seminários a essa matéria (embora actualmente se desenhe já um campo de investigação em sentido oposto, ou seja, de estudos sobre o outro género). Tal como acontece com qualquer área nova do saber, extremam-se posições e procura-se muitas vezes amoldar a escassa evidência do passado a esquemas previamente delineados.
Diferente é o caso do livro que nos propomos apresentar em breves palavras…. O tema deste livro desenvolve-se … entre a sociologia, a história do direito grego, a religião e a moral. Principais finalidades do casamento eram assegurar a descendência – ou, na falta dela, recorrer à adopção, com o objectivo de manter a continuidade da família –, obtendo a cidadania dos filhos com os privilégios a ela inerentes. Ao longo deste estudo perpassam questões que são, afinal, de todos os tempos, como a do divórcio e suas modalidades, do direito sucessório, da homossexualidade, do apoio aos parentes idosos. E não faltam paralelos estabelecidos aqui e ali com autores modernos célebres, como D. H. Lawrence e N. Hawthorne, ou com filmes, como M de Fritz Lang.
É na Parte II, a das "Relações extraconjugais", que surgem as análises mais brilhantes, como a da rebeldia da mulher de Eufileto, figura sem nome e sem voz, que no entanto desenvolve a complexa e sinistra trama patente no discurso de Lísias, "Acerca do assassínio de Eratóstenes"; e do mesmo modo no "Contra Neera", certamente de Apolodoro, o processo de usurpação escandalosa de direitos e funções que a lei ateniense não permitia a quem não gozasse do privilégio da cidadania, e a demonstração da abusiva liberdade com que a acusada se movimentava.

(Do Prefácio da Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira)


A jovem Ana Lúcia Curado … foi a última doutoranda e (pelo que vemos) pode ser a legítima herdeira dessa grande senhora das Humanidades que foi a Prof.ª Dr.ª Maria Helena da Rocha Pereira. O livro da doutora pela Universidade de Coimbra sobre As Mulheres em Atenas traz decisiva e dificilmente ultrapassável contribuição para o conhecimento de um até aqui recôndito e difícil objecto de estudo: a vida pessoal e social da mulher grega. Pois agora, através de uma minuciosa e argutíssima análise das alegações em processos judiciais produzidas pelos grandes causídicos atenienses (oradores como Lísias, Isócrates, Demóstenes, Ésquines e outros), Ana Lúcia Curado consegue dar-nos a ver a vida concreta, quotidiana das mulheres (e homens) atenienses de há dois mil e quinhentos anos.

(Professor Pedro Isidoro, no blog Tonel de Diógenes)

Nenhum comentário: