quinta-feira, julho 3

Saberes-fazeres


Continua em Julho a 2ª edição do ciclo anual de passeios pedestres de interpretação da paisagem "Passos Contados", com o percurso:

Saberes-fazeres da Serra Algarvia. Elementos vegetais e usos quotidianos
Knowledge and skills of the Serra. Vegetable elements and their daily use
Com as arquitectas Marta Santos, Marta Almeida e habitantes da Serra
5 de Julho / July 5th
Ponto Encontro: 8.00 em Santa Rita

Os materiais obtidos a partir de elementos vegetais ligam-se à utilização quotidiana dos recursos do território e às suas características geológicas, morfológicas e edafoclimáticas. A partir daí, o mestre construtor vai aguçando o engenho, tirando partido das técnicas que conhece. Das árvores e arbustos maiores obtêm-se os troncos com que se preparam os paus e as tábuas para produção de engenhos e elementos da construção. Da ramagem dos arbustos e das canas aproveitam-se as varas com funções de revestimento, remate e fixação. Das herbáceas espontâneas usam-se os caules e a folhagem, e do centeio cultivado a palha, com que se fazem os feixes ou ramalhos para as forras das coberturas. Os elementos de atar (atilho, cordel, sisal, baraço) produzidos a partir do esparto ou das fibras vegetais da palmeira anã ou da piteira são usados em trabalhos agrícolas, na fixação e remate de coberturas e na produção de objectos do quotidiano. Na paisagem humanizada da serra, iremos redescobrir o engenho e os saberes associados aos usos dos elementos vegetais.

Passos Contados... porque os caminhos, os lugares contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais do sotavento algarvio. Nesta segunda edição vamos à descoberta de plantas medicinais e aromáticas, da fauna e flora da Ria Formosa; atravessaremos quintas, hortas e pomares no barrocal; conheceremos saberes-fazeres da serra, testemunhos megalíticos em Cacela, e memórias da pesca e indústria conserveira em Vila Real de Santo António.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. / Fax: 281 952600
ciipcacela@gmail.com
www.ciip-cacela.blogspot.com
As participações são gratuitas e limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela Velha

Participe e divulgue!

Se desejar sair desta lista comunique-nos, por favor.

--
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Tel./Fax: 281 952 600
Email: ciipcacela@gmail.com

Informação obtida a partir do Archport

Nenhum comentário: