sábado, outubro 25

Reflexões



Os poderosos e os ricos, é demais sabido, sempre precisaram de legitimar o seu poder, através de alguém que lhe desse História (ou PEDIGREE): imperadores; reis, magnatas!
Seria sempre tão pequeno o Poder, ou os Bens se não os pudessem consagrar ou projectar para além da estrita e desolada materialidade, pois muitos não encontravam essa dimensão numa Igreja ou Religião também ela sempre demasiado subserviente ao Poder e aos Bens da Matéria.

Muitos constituiam-se Mecenas, fazendo juz ao nome do cidadão romano,Caio Cílnio Mecenas (70 a.C. — 8 a.C.), patrono das letras do tempo de Augusto, , subsidiando os Artistas, para que pudessem contar uma História - através da Pintura, da Escultura, da Escrita ou da Poesia.

Mas era uma espécie de escravatura lixiviada ou "branca", a de alguns cronistas ou artistas, tantas vezes de cama e roupa lavada, ou mesmo com direito a mesa de corte, pois desaparecidos estavam os Escravos Gregos que faziam mestria a médicos e imperadores.

Hoje a Democracia exige que os Intelectuais sejam Homens Livres de quaisquer tipos de poder! E eles são-no!

E, cada vez menos, a sua actividade é suportada ou subsidiada.

Mas resistem estoicamente, continuando a falar de Poesia; de Literatura; de Filosofia; de Artes Plásticas, e, como num reduto de resistência, continuam, continuam ... uma espécie de lugar da POESIS.

Produzem mais, cada vez mais para não morrer como Seres de Pensamento.
Seres Livres para pensar, tentando fazer os outros reflectir.

Mas o que lhes acontece? Morrem à Fome, pensando!
Não são Homens do Ócio, como a Grécia os consagrou, esses ou eram ricos, ou apoiados, mas SERES da Luta para resistir e fazer lembrar o BELO e O BEM de Platão.

E ainda lhes dizem: "têm que procurar a via e não ser subsidio-dependentes". Ou pior ainda, em algumas conjecturas mais elaboradas, ouve-se duzer «não é trabalho, porque dá prazer».

Vivam Eles, os resistentes que continuam a falar de História, de Música, de Cinema, de Filofofia e de POESIA!
E também de uma sociedade melhor!



Nenhum comentário: