quinta-feira, março 21

Dia da árvore




Junte-se a nós cuidando ou plantando uma árvore, em Angola e em Portugal.


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OBgHthMay8s&w=480&h=390]

Delonix Regia, Fotografia de António BarataA ''''Delonix regia'''', também conhecida por flor-do-paraíso, pau-rosa; espécie de árvore só existente em Angola



  • "(...) é verdade mãe aquela árvore é capaz de grandes tristezas. Os mais velhos dizem que o embondeiro, em desespero, se suicida por via das chamas. Sem ninguém pôr fogo. (...)"
    Mia Couto, «O Embondeiro que Sonhava Pássaros»
    *
    "É enorme. E o largo tronco desproporcionado assenta em raízes grossas que se afundam poderosamente sugando o que será depois folhagem pequena e frutos para usar no caril.Quando se passa parece que se evola do vegetal gigante uma aura tranquila e protectora.Como se nos visse e nos cedesse um mínimo da sua alma de tempo.Os nativos consideram os embondeiros árvores sagradas. Acontece verem-se presos aos troncos rectângulos de pano branco e logo abaixo no chão uma tigela com oferendas - em lembrança de alguém.Não se cortam ramos de embondeiro para a fogueira. Apenas os frutos são colhidos porque no alimento haverá comunhão com a árvore."
    GLÓRIA DE SANT'ANNA, «Ao ritmo da Memória»



Fotografia do Gerês, Jorge PeresO Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta é festejado a 21 de Março.



A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
Porque a árvore é um símbolo de ligação da Terra ao Céu, falando-se mesmo nas árvores do Éden, também foram usados, por isso mesmo, os ciprestes, desde o Período Romano, como um símbolo do Eterno e eram consagrados aos Lares e Penates.

A nossa tão bem conhecida "árvore de Natal" tem origem nos Países do Norte da Europa e é isso mesmo que representa: a Eternidade!


Árvores na Lagoa de Santo André



Embondeiro, 2010. Fotografia de Filomena Barata

Por seu lado, a oliveira era considerada desde Gregos e Romanos a árvore da civilização, da paz e da vitória sobre as forças obscuras, esterilizantes e injustas, motivo pelo que a deusa Atena fez brotar a oliveira por detrás do Erectéion, como o mais belo presente que podia oferecer aos Atenienses.
O embondeiro em Angola é a árvore que marca o território, dando-lhe a escala da sua grandreza.

http://silnunesprof.blogspot.pt/2009/12/o-embondeiro.html

Vamos, assim, comemorar simbolicamente a existência de um Grupo, «Angola em Portugal; Portugal em Angola», aderindo ao dia da árvore e plantando em Angola e em Portugal uma árvore que marque o dia e o nosso intuito de PAZ e de VITÓRIA DA AMIZADE E DA CONCÓRDIA!
Plantemos ou cuidemos, pois, no dia 21 de Março, um arbusto, uma árvore que nos una nesta ponte imaginária entre os dois países.
Contamos vir a ter a colaboração de indivíduos ou entidades que se associem a este Evento.

Nenhum comentário: