quinta-feira, novembro 12

Arqueologia no feminino: a Susana Oliveira Jorge


http://www.heritage2008.greenlines-institute.org/Gallery_fozcoa_castelovelho_album/index.html









Sabia que Susana Oliveira Jorge, nascida em Lisboa, em 27 de Fevereiro de 1953, cidade onde viveu e que sente como sua, pese viver no Porto desde 1975, defendeu a sua tese de doutoramento em 1986, no Porto, com “POVOADOS DA PRÉ-HISTÓRIA RECENTE DA REGiÃO DE CHAVES-Vª Pª DE AGUIAR”?
Professora Catedrática de nomeação definitiva, ou “por tempo indeterminado”, do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras do Porto, desde 2004, assistiu à Revolução dos Cravos em Angola, e regressou a Portugal em Junho desse mesmo ano, no Princípe Perfeito.
A partir de 1980 e até 1984, realiza as primeiras escavações em sítios pré-históricos, em Chaves- Vº Pª de Aguiar, numa época e numa região em que tudo era novo para ela, o que lhe causou um “ sentimento muito forte de pioneirismo e de descoberta irrepetível”.
A sua passagem pelo Conselho da Europa como delegada portuguesa no âmbito da arqueogia, durante a década de 90, permitiu trazer para Portugal, para o Museu Nacional de Arqueologia, a exposição internacional «A Idade do Bronze» que, em Portugal, se designou «Discursos de Poder» que comissariou, bem como realizar o colóquio internacional no Centro Cultural de Belém «Existe um Bronze Atlântico?», em 1995, que permitiu criar espaço político, de dar visibilidade pública internacional à arqueologia portuguesa.
As escavações arqueológicas desenvolvidas em Castelo Velho de Freixo de Numão, entre 2001 e 2003, permitiram-lhe desenvolver e coordenar a valorização e restauro do sítio arqueológico, tendo-se tornado uma espécie de escola para alunos de arqueologia, estando aberto ao público desde 2007.
Autora de uma vastíssima obra, embarcou agora num novo e empolgante projecto: coordenar a publicação dum livro sobre a "construção do sítio"de Castelo Velho que permita equacionar os limites e as possibilidades da arqueologia nos inícios do século XXI.




À Susana o meu obrigada pelos elementos que me forneceu, pelo que com ela aprendi.



Para uma informação básica: http://www.ippar.pt/


Pesquisa através do google.
Ver:







Tatuagem: Eduarda Abbondanza

2 comentários:

bettips disse...

Conheço o Castelo Velho, é lindo; alguém que se interessa por aquele lugar só pode ser...linda!
Bj

Vitor Oliveira Jorge disse...

Gostei muito deste post, claro. Então não tens aqui um link para o meu trans-ferir?!... http://trans-ferir.blogspot.com
Nem um sistema de seguidores, para a gente se poder inscrever?...
E não anuncias a apresentação do Electri-cidade, meu último livro de poemas, que tanto trabalhinho me deu (são 260 pp) na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, no dia 17 às 19 horas?
Mulheres ao luar, aparecei!
Obrigado. Bjs do
Vitor