terça-feira, novembro 3

Conhece a cidade de fundação romana de Aosta?








Capital da região autónoma do Vale de Aosta, em Itália, a cidade fica situada junto da fronteira Suiça e aos Alpes franceses.
Foi fundada em 25 a.C. por Caesar Augusto, como colónia de pretorianos, denominando-se por isso mesmo Augusta Praetoria , pois havia necessidade de um posto militar para suster as hordas bárbaras nas passagens alpinas.
A construção da cidade deve a sua origem ao labor dos legionários estacionados, pois a guarnião de Aosta tinha grande importância.

Hoje é visível a muralha tardia e são visitáveis inúmeras estruturas de período romano, destacando-se o Anfiteratro, o teatro, balneários, e o imponente Arco Triunfal.

A partir da decadência do Império foi ocupada pelos Burgundi, pelos Ostrogodos, pelos Bizantinos, pelos Longobardos, e, finalmente, em 774, pelos Francos.

Em 904 passa a ser controlada pelos reis de Borgonha.

Em 1025, é entregue a Umberto Biancamano, o primeiro descendente dos Savoia.
De condado foi elevada a ducado (1302), e a cidade de Aosta acabou por permanecer sempre ligada aos Savoia, à excepção de breves períodos de dominação francesa.

....



Se lá fôr entre 30 de Outubro e 1 de Novembro, pode deliciar-se a ver e comprar os melhores chocolates italianos, porque, tal como Perugia, Aosta tem a sua "Festa do Chocolate".

Nenhum comentário: