terça-feira, junho 2

Encontro sobre D. Dinis em Odivelas




Vai realizar-se no dia 4 de Junho mais uma sessão dos Encontros sobre D. Dinis.

Desenrola-se no Centro de Exposições de Odivelas, junto ao Jardim da Música.

4 de Junho de 2009 – 14:00h – 17:30h

Tema: D. Dinis, Odivelas e a ordem de Cister

Comunicações: Doutora Carla Varela Fernandes (Divisão de Museus da Câmara Municipal de Cascais/Centro de Estudos Arqueológicos das Universidade de Coimbra e Porto)
Dr. João Fresco/Dr.ª Sofia Correia de Matos (Divisão de Cultura, Juventude e Turismo/Câmara Municipal de Odivelas)
Pausa para café
Prof. Doutora Teresa Alves (Centro de Estudos Geográficos/Universidade de Lisboa)
Moderador: Dr. Edgar Valles (Divisão de Cultura, Juventude e Turismo/Câmara Municipal de Odivelas)

Encerramento: Dr.ª Maria Fernanda Franchi (Vereadora do Pelouro da Cultural da Câmara Municipal de Odivelas)

Percurso: Visita à exposição do Escultor João Limpinho com o título “Que é feito de quem foi?”

Apontamento musical por Conservatório de Música D. Dinis na Galeria D. Dinis



Carla Varela Fernandes

Licenciada em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendeu, na mesma instituição, as teses de Mestrado (1997), sobre a Imaginária Coimbrã dos Anos do Gótico, e de Doutoramento (2005) subordinada ao tema Iconologia da Família Real Portuguesa. Primeira Dinastia (Séculos XII a XIV).
É autora de vários estudos publicados em Portugal e no estrangeiro sobre arte medieval, especialmente sobre escultura e iconografia, bem como de conferências sobre as mesmas áreas temáticas. Publicou em 2001 os livros - A igreja de Santa Maria do Castelo de Tavira (pela Câmara Municipal de Tavira) e Memórias de Pedra. Escultura Tumular Medieval da Sé de Lisboa (pelo IPPAR).
Foi Conservadora do Museu Arqueológico do Carmo, Directora do Fórum Cultural de Alcochete e, actualmente, é Coordenadora da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Cascais.



João Fresco

João Paulo Oliveira Fresco, licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões”. Mestre em Paleografia e Diplomática pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a dissertação O tabelião lisboeta Afonso Guterres: reconstituição e análise diplomatística da sua actividade de escrituração (1400-1441). Desde 2006 a desempenhar funções no Sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas.



Sofia Correia de Matos

Sofia Correia de Matos, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está neste momento na fase de preparação da dissertação do Mestrado em História Regional e Local, cuja temática é o estudo da Colegiada de S. Julião de Frielas (sécs. XIV a XVII). Desde 2002, desempenhou funções no Sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas, onde desenvolveu iniciativas de valorização do Património Cultural (Acções de Voluntariado, visitas ao património, comemorações de factos e personalidades do Concelho), bem como procedeu à investigação de documentação e fontes ligadas à história do concelho de Odivelas. Neste momento, integra a Divisão de Projectos Sócio-Educativos.


Teresa Alves

Doutorada em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa, é Professora Associada do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e investigadora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Participou em mais de uma dezena de projectos de investigação em domínios da Geografia dos Serviços, Turismo, Recreio e Lazer e do Planeamento Regional e Urbano. Actualmente coordena o projecto Noite: Oportunidade e Inovação no Território (PTDC/GEO/64240/2006) sobre o planeamento das cidades e a noite. Participou em eventos culturais como: Lisboa, Capital do Nada (2001) e nas duas edições de Luzboa (2004 e 2006). É autora dos seguintes obras: Geografia dos Serviços: reestruturação produtiva e inovação social (2005); Serviços e Desenvolvimento - Que Oportunidades para as Áreas Rurais? (2005); Serviços e Reestruturação Produtiva - utilização de serviços pelas explorações agrícolas da Raia Central e desenvolvimento regional (1994); Serviços em Portugal - Evolução e Distribuição Regional (1990); O Sector Agrícola e o Sistema Capitalista: Análise de Algumas Formas de Integração (1986).


-- Rui Boaventura
Informação obtida a partir de

Nenhum comentário: