sexta-feira, abril 17

Dia dos Monumentos e Sítios




Se pudesse, era o sítio arqueológico onde gostaria de ir no dia dos Monumentos e Sítios.

Ia visitar essa extraordinária villa romana de Mireu, Estói, ocupada até época islâmica e posteriormente cristianizada, onde a estatuária comprova íntima relação com a família imperial.

Tratando-se de uma casa senhorial de grandes dimensões do século III d. C., com instalações foi embelezada coagrícolas, um balneário e um templo, aproveita parte das construções da anterior "villa" e organiza-se em torno de um peristilo central - com 22 colunas -, rodeando um pátio aberto com jardim e respectivo tanque de água.
A "villa" tinha excelentes mosaicos, nomeadamente com a representação de fauna marinha.
Achados de épocas posteriores sublinham a "longa tradição de Milreu como local de culto, demonstrando-se que, a partir do século VI d. C., o edifício pagão foi transformado em igreja cristã (...) que foi também utilizado como cemitério em período islâmico. Só quando, na primeira metade do século X, as abóbadas ruíram, o sítio de Milreu foi provavelmente abandonado. Mas, nos inícios do século XVI, o local ganhou nova vida, quando sobre as ruínas há muito abandonadas foi erguida uma casa - único e precioso exemplar algarvio desse tipo de arquitectura civil com contrafortes cilíndricos" cit. www.IGESPAR.pt

Nenhum comentário: