My favorite things

Loading...

terça-feira, abril 14

Dia dos Monumentos e Sítios


DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2009



“Património e Ciência”

18 de Abril

“Património e Ciência” é o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 e tem como objectivo proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência no património cultural incentivando a discussão sobre os potenciais benefícios da ciência no futuro para a salvaguarda e a conservação do património. Valorizar o contributo da ciência (e da tecnologia) na conservação, no estudo e, até, na compreensão do património, revelando a pluridisciplinaridade e a diversidade de áreas científicas actualmente envolvidas nos trabalhos de preservação do património e os rápidos avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas, são a tónica deste Dia.



A participação do público nas actividades que constam do programa, bem como a entrada nos Monumentos Património Mundial e em muitos outros locais de visita, será gratuita.



O programa detalhado pode ser consultado

http://www.igespar.pt ou http://www.igespar.pt/DIMS/

Informações gerais: 213 614 336 – DIED / IGESPAR

Informação obtida a partir de http://www.igespar

Posterioremente escolherei um dos Sítios e programas para dedicar a este dia.
Por hoje apenas recomendo o Palácio da Ajuda:

O Palácio Nacional da Ajuda ou Paço de Nossa Senhora da Ajuda é um Monumento Nacional situado na freguesia da Ajuda, em Lisboa.

Antigo Palácio Real, é hoje em grande parte um magnífico Museu, estando instalados no restante edifício a Biblioteca da Ajuda, o Ministério da Cultura, e vários Institutos desse Ministério.

Edifício neoclássico da primeira metade do séc. XIX, sob traçado de Francisco Xavier Fabri e José da Costa Silva, foi residência oficial da família real portuguesa, desde o reinado de D. Luís I (1861-1889) até 1910, ano da proclamação da República, quando foi encerrado.

Passou a funcionar como museu em 1968, podendo-se reviver ambientes oitocentistas e visitar importantes colecções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: dos têxteis ao mobiliário passando pela ourivesaria, e cerâmica, bem como de pintura, escultura e fotografia.

O Palácio da Ajuda é ainda utilizado pela Presidência da República que aqui realiza algumas das mais importantes cerimónias de Estado.


Nenhum comentário:

Lily Allen

Loading...

Que as ragas tragam ao dia o que a noite lhe roubou

Loading...
Loading...
Loading...

Bom Domingo

Loading...

oiça a Buika ... oiça bem

Loading...

e oiça também a Lila Downs

Loading...

i want you, but i don´t need you ...

Loading...