terça-feira, novembro 11

As castanhas (a partir de 11.11.09)



Em conformidade o que a etnologia aceita, o Magusto dos Santos parece ser uma  reminiscência de antiquíssimos rituais fúnebres pagãos, durante os quais se faziam oferendas em géneros alimentares às almas dos mortos.

A importância de S. Martinho associado à festa popular das castanhas e como patrono do vinho e dos bêbados cresceu de tal modo que quase ocupou a agenda festivo ligada aos magustos, relegando para plano secundário todas as outras tradições e santinhos desta época, designadamente o dia de Todos-os-Santos.

Conhecida a sua utilização desde a Pré-História, pelo seu valor calórico, as castanhas foram muito utilizadas no período romano, guardadas em mel, e, na Idade Média até à introdução da batata e do milho na dieta alimentar, nos séculos XV-XVI, foram a par da bolota as grandes bases da dieta alimentar no mundo Ocidental. ao ponto de se comerem mais do que pão.

A castanha encerra o sentido simbólico do ciclo do Outono, sendo o dia de S. Martinho o dia em que se prova o vinho novo que "amadurecerá ou envelhecerá" durante o Inverno.
No dia de Santos o magusto continua a ser tradição, funcionando a fogueira para fazer as castanhas e aquecer as mãos.

A castanha, que se desenvolve dentro de um ouriço, provém do castanheiro, árvore que simboliza a longevidade e a perenidade.

«No dia de S. Martinho, há fogueiras, castanhas e vinho».
Que este dia represente um ciclo novo para quem tem páginas para virar ...
...
Imagem: Wikipédia
Para conhecer a «Festa do Castanheiro - Feira da Castanha» em Marvão, poderá consultar:

Um comentário:

bettips disse...

Torrentes -
impetuosas de ideias e castanhas!!!
Bjinho