segunda-feira, março 5

Obrigada Beatriz Montoito!

Beatriz Montoito


Para ti do além mar, do Portugal dos meus, dos teus.

Havia prometido como "presente" para teu aniversário, mas... envio antes, pois creio ser apropriado e explico. Hoje é um dia, um número, um mês que considero especial, por ser Shabat ainda (na hora qu postei no meu mural), por ser 9, e ser de Adar - 3 de março.

"Quando, onde e a que horas nasceste tu?" te perguntei um dia. Lembras? Eis ai então... tua data. É 17 Iyar 5717 a que penso que desconheces no calendário lunar, pois a outra no solar bem sabes. Foi um dia de Shabat então, e em 2012 esta data lunar vai cair em 9 de Maio. E creio ser bom se comemorares (no calendário lunar) e cair em Shabat fazer o tsedacá - uma caridade - na véspera. Todos nós temos um mês lunar, uma letra, uma sorte, uma tribo, um sentido, um controlador. Fazendo analogia observa que 17 também é o número que corresponde a 17ª lâmina – a estrela do mago no tarot. Mas eu sei muito pouco de tarot.

O mês que tu nasceste, Iyar, é chamado mês de "ZIV" que significa Radiância. E por ser Iyar também cognato de LUZ, creio que agora vais ter novas conclusões. Por ser Radiância, Luz, é um tempo propicio para a cura, e porque o nome do mês é um acrônimo, pois que em Shemot esta “Eu sou o Eterno, que te cura". Pois bem, na inicial hebraica do teu mês, Iyar, esta a indicação dela, da cura, porque ele forma uma expressão "Eu, D'us sou teu médico". A Luz é manuseada pelo mago no tarot, e mago deriva de meg. A magia surge do mago.

A letra é "VAV". Vav é um elo, porque ele liga Nissan e Sivan - pelo poder da Sefirot Haômer que começa em Nissan passa por Iyar e termina em Sivan. Para que saibas, Nissan é o mês do resgate, Sivan o do consentimento, da entrega. É a linha reta da verdade. Sendo Iyar o mês do renascimento espiritual em Nissan e da nova maturidade em Sivan.

Tua mazal - e esta palavra tu já sabes o que significa, pois nela tenho te falado, contudo repito, se trata da tua sorte - é "SHOR" que significa touro. Animal que significa individualidade. O Shor - a face esquerda ... - representa a origem espiritual da alma animal do homem, e é então em Iyar que o homem retifica sua alma animal, que refina seus traços de caráter enquanto se prepara para o entendimento. Mas...Shor também significa olhar, observar, até porque Iyar é o mês da introspecção.

A tribo é Isaachar que foi um erudito e é considerado o amo do segredo no calendário lunar por ter natureza contemplativa.

O sentido é o pensamento porque nele esta implicado chashav e cheshbon, assim no radical pensar esta o cálculo, e no outro a introspecção, a contagem e o peso dos atos.

O controlador é o rim direito como consciência, se relacionando pela ação concreta e material com o espiritual.

17 é tsadic que é justo

Nenhum comentário: