terça-feira, junho 19

As "minhas mulheres" - Maria Duran Kremer


Maria Duran Kremer, contigo vou dar continuidade a uma pequena homenagem a mulheres minhas amigas e que muito prezo, alargando um trabalho que já havia iniciado sobre as Mulheres da minha vida.

A Maria Duran Kremer, minha colega e amiga de longa data, Doutorada em Arqueologia, foi condecorada com a “Verdienstkreuz am Bande” da “Verdienstorden der Bundesrepublik Deutschland - Cruz de Mérito da República Federal da Alemanha, a única condecoração oficial da Alemanha, tornando-a uma espécie de “Ritter” – knight (EN) (ou seja, se estivéssemos na Idade Média, tinha sido armada cavaleiro!!!! (Em Ingle: Federal Cross of Merit of the Federal Republic of Germany)

A condecoração foi-lhe dada em reconhecimento do um notável trabalho “voluntário” , durante mais de 35 anos, em defesa dos imigrantes: primeiro portugueses (o que lhe trouxe a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas em 1999).
Defendendo desde sempre a igualdade de tratamento e de oportunidades de todos os seres humanos, independentemente do género, da etnia, da religião ou do credo politico, rejeitando qualquer supremacia de uma Cultura sobre outra ou outras, lançou-se, em 1994, na política autárquica, presidindo desde então ao Conselho de Migração e Integração desta cidade (órgão eleito em eleições gerais, livres e democráticas, de cinco em cinco anos). Neste sector empenhou-se sempre pela participação e inclusão da população migrante na vida social de Trier, tendo lançado as bases para o “Plano Municipal de Integração”, desenvolvido depois em conjunto com outras instituições e que veio a ser aprovado pela Assembleia Municipal em Dezembro de 2011.
Desde 1999 faz parte da Assembleia Municipal e, desde 2009, é Regedor(a) de Trier Norte, o maior bairro da cidade, com mais de 13.000 habitantes.



Maria de Jesus em 16.01.2013, em Mainz, com Malu Dreyer - acabara de ser nomeada Ministra Presidente do Land Renania Palatinado, e Begoña Hermann, no momento em que esta acabara de ser nomeada Vice-Presidente da SGB Nord. Todas tres vindas de Trier. 
De destacar que a nova Ministro Presidente foi, durante muitos anos, ministra dos Assuntos Sociais, da Juventude, da Migraçao e dos direitos da Mulher. E fez imenso pela igualdade da Mulher, pela defesa dos seus direitos!



Para além disso, e a nível de Estado Federado, participa em muitas organizações, destacando: Conselho Consultivo da Mulher (a nível de Estado Federado), membro da direção da AGARP (organização de cúpula que reúne todos os Conselhos Consultivos de Migração e Integração do Estado da Renânia-Palatinado), Grupo de Trabalho contra o Extremismo de Direita.

Para ela, para a sua vida de trabalho e mulher de convicções e princípios, um abraço enorme e muitos parabéns.



5

    • Filomena Barata Agradeço-lhe ainda toda a bondade de amiga em bons e maus momentos. Um enorme beijo para ti Maria Duran Kremer. Vou dar a conhecer a algumas outras mulheres, cujo trabalho também muito considero, designadamente na luta pelos direitos de género. E um até já, até sempre.

Um comentário:

umbelina disse...

Partilhei com a Maria de Jesus um dia fantástico , promovido pela Filomena , na visita às vossas paixões. Ruínas romanas , mosaicos em Alter do Chão.