http://mirobrigaeoalentejo.blogspot.com/
Vá conhecer o "lá fora cá dentro".
Belo o slogan que já povoou a publicidade do turismo nacional.
E, porque tantas vezes desconhecemos o que é nosso, valorizando mais o que lá por fora se faz, darei conta no meu Miróbriga e o Alentejo do Programa «Itinerários Arqueológicos do Alentejo e do Algarve».
Fá-lo-ei também porque, outras tantas vezes mais, ouvimos denegrir investimentos, trabalho feito e projectos, sem lhe conhecer bem os conceitos que presidiram à sua criação.
Momentos já se viveram em que se acreditou que o investimento na criação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento da actividade arqueológica seriam bem vindos, pois, a partir delas, se poderiam criar condições para a criação de verdadeiros pólos, geradores de redes, que colaborassem no desenvovimento da investigação, da divulgação, da produção cultural e ... porque não? de um desenvolvimento integrado.
Ilusões? Não sei.
Sei que com todas as dificuldades de o pôr de pé o programa foi uma aposta ganha e que há que o encorpar com novos programas culturais, redefinir a utilização de infra-estruturas que dentro dos mesmos Organismos se encontram dispersas, e, fundamentalmente, abrir ao relacionamento com outras instituições também vocacionadas para as actividades culturais.
E assim deixararei o testemunho em
http://mirobrigaeoalentejo.blogspot.com
Um comentário:
Vou visitar-te nesse teu outro lugar. Ainda não fui.
Postar um comentário