terça-feira, abril 14
Dia dos Monumentos e Sítios
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2009
“Património e Ciência”
18 de Abril
“Património e Ciência” é o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 e tem como objectivo proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência no património cultural incentivando a discussão sobre os potenciais benefícios da ciência no futuro para a salvaguarda e a conservação do património. Valorizar o contributo da ciência (e da tecnologia) na conservação, no estudo e, até, na compreensão do património, revelando a pluridisciplinaridade e a diversidade de áreas científicas actualmente envolvidas nos trabalhos de preservação do património e os rápidos avanços científicos e tecnológicos das últimas décadas, são a tónica deste Dia.
A participação do público nas actividades que constam do programa, bem como a entrada nos Monumentos Património Mundial e em muitos outros locais de visita, será gratuita.
O programa detalhado pode ser consultado
http://www.igespar.pt ou http://www.igespar.pt/DIMS/
Informações gerais: 213 614 336 – DIED / IGESPAR
Informação obtida a partir de http://www.igespar
Posterioremente escolherei um dos Sítios e programas para dedicar a este dia.
Por hoje apenas recomendo o Palácio da Ajuda:
O Palácio Nacional da Ajuda ou Paço de Nossa Senhora da Ajuda é um Monumento Nacional situado na freguesia da Ajuda, em Lisboa.
Antigo Palácio Real, é hoje em grande parte um magnífico Museu, estando instalados no restante edifício a Biblioteca da Ajuda, o Ministério da Cultura, e vários Institutos desse Ministério.
Edifício neoclássico da primeira metade do séc. XIX, sob traçado de Francisco Xavier Fabri e José da Costa Silva, foi residência oficial da família real portuguesa, desde o reinado de D. Luís I (1861-1889) até 1910, ano da proclamação da República, quando foi encerrado.
Passou a funcionar como museu em 1968, podendo-se reviver ambientes oitocentistas e visitar importantes colecções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: dos têxteis ao mobiliário passando pela ourivesaria, e cerâmica, bem como de pintura, escultura e fotografia.
O Palácio da Ajuda é ainda utilizado pela Presidência da República que aqui realiza algumas das mais importantes cerimónias de Estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário